terça-feira, 8 de outubro de 2013

O DESENHO E A PINTURA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Como o desenho e a pintura beneficiam o desenvolvimento infantil
Cada criança nasce com o desejo de aprender sobre o meio à sua volta, gerando um universo repleto de surpresas e imprimindo uma marca pessoal que surge do impulso criativo universal.

Entre as muitas maneiras de estimular as crianças a explorar e a expressar sua criatividade, a arte é uma das mais frutíferas. Nesse contexto, o desenho e a pintura dão asas à imaginação de forma incomparável.

A partir dos dois anos, as crianças experimentam com os primeiros rabiscos, e incentivá-las a explorar esse campo abre um leque de possibilidades que inclui a diversão, o desenvolvimento estético e o aperfeiçoamento da motricidade fina. Ao mesmo tempo, o ato de desenhar cria um espaço pessoal para a compreensão das emoções.

Portanto, se você perceber que seu filho se interessa por lápis e tintas , incentive-o. Você abrirá uma porta e proporcionará os seguintes benefícios:

Diversão: Desenhar e pintar não só expande a mente das crianças, permitindo que observem as situações da vida de forma criativa, como também é uma forma perfeita de comunicar com mais profundidade o que sentem e pensam.

Pensamento crítico: Quando desenham, as crianças devem tomar decisões sobre o que estão criando, o que desenvolve o pensamento crítico desde a idade mais nova.

Autoestima: Ao abordar esta prática artística e recreativa como algo livre, em que não há regras fixas impostas, a criança pode se orgulhar de suas habilidades. Em primeiro lugar, ela terá a agradável sensação de ser capaz de atingir objetivos – o que aumentará sua autoconfiança – e em segundo, ela poderá mostrar seus desenhos a outras pessoas. Uma reação encorajadora reforçará seu desejo de continuar explorando esse campo.

Relaxamento: O ato criativo em si proporciona à criança um momento relaxante, em que ela pode expressar o que vê, sente e compreende em cada fase do seu crescimento.

Desenvolvimento intelectual : Sabe-se que o lado direito do cérebro age nas respostas emocionais e criativas, enquanto o lado esquerdo se concentra nos processos de análise lógica. Pintar incentiva as crianças a usar ambos os lados, o que pode estimular o desenvolvimento máximo de seu potencial.

Habilidades físicas: Tanto o desenho como a pintura exigem alguma precisão, o que os torna extremamente benéficos para o desenvolvimento da motricidade fina.

Laços afetivos: O acompanhamento de um adulto reforçará os laços afetivos com a criança, graças ao tempo dedicado, à diversão e ao aprendizado mútuo proporcionados pela brincadeira.

Uma boa ferramenta na escola
Segundo a psicóloga Shaaron Ainsworth, da Universidade de Nottingham (Reino Unido), desenhar também oferece benefícios pedagógicos, que deveriam ser explorados da mesma forma que a leitura e a escrita. Ela cita três razões específicas:

1 . Desenhar, como mencionamos acima, aumenta a capacidade de comunicação e envolve o aluno nas atividades propostas em sala de aula, retirando seu papel de receptor passivo da informação.

2. Ao mesmo tempo, permite compreender a realidade científica com mais facilidade, que muitas vezes é representada por gráficos, desenhos e outros tipos de discursos não-verbais durante a jornada escolar.

3. Como a representação gráfica de um conceito, exige capacidade de síntese e destreza espacial, desenhar permite aos jovens estudantes organizar o que aprenderam, o que pode ser mais eficaz que os resumos e apresentações orais.

Os benefícios da pintura para o desenvolvimento infantil são indiscutíveis. Portanto, procure os melhores materiais disponíveis e ensine seu filho a aproveitá-los ao máximo.

Se você se preocupa com a limpeza doméstica, os novos produtos, como a linha Color Wonder da Crayola permitem que as crianças pintem com papéis e tintas especiais, que só funcionam juntos. Utilizando as canetinhas e tintas Color Wonder que reagem apenas no papel Color Wonder, as crianças soltam a imaginação e os pais ficam tranquilos quanto à sujeira. 

Quer incentivar as habilidades artísticas do seu filho? Baixe atividades para colorir aqui: www.discoverykidsbrasil.com/atividadescrayola


Nenhum comentário:

Postar um comentário