quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

O MUNICÍPIO DE ARABUTÃ

Localização

País: Brasil

Estado: Santa Catarina

  •  Região Catarinense: Oeste
  • Latitude: 27°09&#0
  • Longitude: 52°08&#0
  • Região turística: Vale do Contestado
  • Microrregião: Microrregião do Alto Uruguai Catarinense
  • Municípios limítrofes: Itá / SC, Seara / SC, Ipumirim / SC e Concórdia / SC.
  • Secretaria Regional - SDR Seara/SC
  • Associação de Municípios : AMAUC - Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense

Características geográficas

  • Área: 132,232 km² (fonte: IBGE)
  • População: 4193 habitantes
  • Altitude: 408 m

 

Aspectos e fatos Históricos.

          Com a construção da estrada de ferro São Paulo ao Rio Grande do Sul, por volta do ano de 1910, atravessando o Estado de Santa Catarina de Sul a Norte, costeando o Rio do Peixe, por uma empresa americana, a sorte da região tomou outros rumos. 
          O governo, para pagar a construção, deu glebas de terras ao lado da ferrovia desta firma, que as vendeu para firmas colonizadoras.
          A região onde hoje é Arabutã foi vendida à companhia colonizadora Mósele Eberle e a partir de 1912 entraram os caboclos em nossa região, começando o desmatamento e então surgiram os primeiros núcleos de habitação. 
          Um dos líderes era Caudílio Fabrício das Neves que fixou residência em Queimados, hoje Concórdia.
Essa região pertencia a Colônia Concórdia e a companhia Mósele procurou interessados para aquisição de terras. Em 1927 chegaram à Arabutã uma leva de imigrantes, vindos da Romênia que aqui, a troco de serviços recebiam terras e comida da colonizadora. É a esses imigrantes que se deve a colonização de Arabutã, pois foram eles que abriram estradas para mais tarde servirem de passagem a novos imigrantes que vinham chegando. 
          O povoamento de início, teve o nome de Pipoca dado pelos caboclos, por motivo de terem ficado ilhados durante uma enchente, entre o Rio Jacutinga e Lajeado Canoas, e sua alimentação por vários dias, foi pipoca. Com a vinda dos alemães mudou-se o nome para Nova Germânia, assim ficou conhecida em grande parte do Rio Grande do Sul. A maioria dos colonizadores veio de Monte Negro trazendo o progresso, a cultura, a religião e o lazer. 
          Durante a 2ª Guerra Mundial mudou o nome para Mauá, nome este ainda conservado em nomes de empresas e monumento na praça central da cidade. 
          Mais tarde recebeu o nome de Arabutã, que na língua Guarani quer dizer Pau Brasil devido a uma madeira idêntica encontrada às margens do Rio Jacutinga. 
          Com a vinda de mais imigrantes, com o fruto do trabalho, Arabutã tornou-se rapidamente distrito. 
          O Município de Arabutã foi criado em 12 de dezembro de 1991 pela lei 8.474, a qual foi publicada no diário oficial n° 14.345 de 1991. 
          Arabutã foi distrito de Concórdia no período de 1938 até 31 de março de 1991, quando foi votado o plebiscito pela emancipação, tornando-se, no dia 12 de Dezembro de 1991, um Município politicamente emancipado. A emancipação política ocorreu com a posse do primeiro prefeito, em 1º de janeiro de 1993. 
          No primeiro domingo do mês de fevereiro ocorre o Kerb-Fest, que é o dia do aniversário da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e no dia 25 de julho se comemora o dia do Imigrante, colono e motorista. 
 
Dados Demográficos  

População por Localização e Sexo 
  
LocalizaçãoSexoTOTAL
Urbana%Rural%Masculino%Feminino%
1.08426,782.964%2.06851,101.98048,904.048
Fonte: IBGE 

          Segundo os dados publicados pelo IBGR, referentes ao Censo/2010, a população total de Arabutã, passou a 4.190 habitantes. 
          A população do meio rural representa 73,22(setenta e seis vírgula vinte dois) e 26,78(vinte e seis vírgula setenta e oito) da área urbana. O Município apresenta uma densidade demográfica de 32,61 hab/km².
          A maior absorção da mão-de-obra é verificada na agropecuária. No meio urbano são poucas as oportunidades de emprego, sendo as principais ocupações na indústria, nos serviços e no comércio. 
          Diante dos problemas conjunturais que afetam a agricultura, é preocupante o êxodo rural, especialmente a migração de jovens, que buscam emprego em outras atividades.

Relevo
          O Município de Arabutã apresenta um relevo bastante acidentado, com bastante pedregosidade, tornando portado a principal atividade econômica a criação de aves, suínos e leite, pela dificuldade de uso de máquinas para a agricultura. O relevo acidentado torna o solo suscetível à erosão, sobretudo por escorrimento superficial do solo. 

Características do Clima 
          O Clima do Município é mesotérmico, do tipo úmido com geadas freqüentes nos meses de maio a agosto. A Temperatura máxima chega a 32° C e a mínima a 0,5 ° C e mantém uma temperatura média de 16,25° C.

Recursos Culturais e Turísticos 
          O Município possui equipamentos voltados a cultura, possuindo 7 Corais e 3 Grupos de Dança. 
Na infra-estrutura voltada ao Turismo tem um hotel, dois restaurantes e quatro lanchonetes e seus principais eventos é o Encontro de Corais e de Danças Típicas (Germânicas), pois por ter uma população de descendência européia, principalmente germânica, Arabutã possui uma cultura diferenciada, principalmente na música e no canto. 
          O Município é banhado por inúmeros riachos e os Rios Engano e Rio Jacutinga que apresentam rara beleza, possuindo em suas margens diversos campings.  Através do Rio Jacutinga, pode-se chegar ao Lago da Hidrelétrica Itá, no Rio Uruguai. 

Edificações Históricas  
          O Município possuiu na sua arquitetura traços fortes dos imigrantes alemães, destacam-se algumas propriedades rurais e algumas casas na sede do Município, que deverão ser tombadas pelo patrimônio público, para desta forma serem preservadas.  

Gastronomia Típica 
          A gastronomia é tipicamente alemã, oferecida principalmente nos dias de festa, os mais tradicionais são: Cuca recheada, Tripa grossa, Joelho de Porco, Linguiça cozida na água, chucrute, entre outros. 
 
Festas Religiosas e Folclóricas 
  -        Festividades alusivas a Emancipação Política Administrativa do Município; 
-        Kerb Fest - Aniversário da Igreja Evangélica; 
-        Festa em Homenagem ao Imigrante, Colono e Motorista; 
-        Feriado Municipal em homenagem ao dia da Reforma da Igreja. 
-        Festas tradicionais das Igrejas Cristãs. 
  (Fonte: http://www.arabuta.sc.gov.br)

 

HINO OFICIAL DO MUNICÍPIO DE ARABUTÃ

Nestas matas que um dia se abriram
Acolhendo o colono alemão
O trabalho e a fé construíram
Uma história brotada do chão.

Te saudamos , berço amado
Ó querida Arabutã
/: Nós exemplos do passado
Construímos o amanhã. /:

O teu povo é feliz e trabalha
Procurando na vida crescer
O progresso na terra se espalha
E nas mentes se amplia o saber.

Toda a benção que Deus te concede
Seja a força no teu caminhar
A grandeza da vida se mede
Pelo sonho de ser e de amar. 

(Fonte: http://www.arabuta.sc.gov.br)


Representantes do poder Executivo em Arabutã

- 1993/1996
Prefeito - Walter Patzlaff
Vice - David Moretto

- 1997/2000
Prefeito - David Moretto
Vice - Plínio Muller

- 2001/2004
Prefeito - Ademar Petry
Vice - Mauri Patzlaff

- 2005/2008
Prefeito - Ademar Petry
Vice - Jackson Luiz Patzlaff

- 2009/2012
Prefeito - Jackson Luiz Patzlaff
Vice - Remilton Broetto

- 2013/2016
Prefeito - Jackson Luiz Patzlaff
Vice - Marcelo Morche