quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Jogral ou encenação de Natal

AS QUATRO VELAS

Narrador: Certa vez existiam quatro velas que queimavam calmamente. Elas viviam em um ambiente muito bom, porém o lugar começou a modificar. E as velas começaram a apagar.

(Entram em cena duas pessoas, cada uma com uma vela acesa na mão)
Vela da Paz 1 – Oi, nós somos as velas da paz. Apesar de nossa luz, e da insistência não conseguimos ficar acesas.
Vela da Paz 2 – As pessoas não nos mantém neste mundo. As nações brigam, onde se vai se fala em dor, em sofrimento, em guerra.
Vela da Paz 1 – Cada vez que o ser humano briga, tem raiva ou ódio de alguém. A minha chama se apaga um pouco e aos poucos vou perdendo o valor.
Vela da Paz 2 – O verdadeiro valor de uma vela é quando está acesa, e mais, Jesus disse que ela precisa estar em um lugar alto. Mas a paz, bem, a paz está aos poucos sumindo.
(Assopram a vela e a apagam)

Narrador: A vela da paz deixa de existir. O Mundo e suas guerras apagaram a paz.

(Entram mais duas pessoas, cada uma com uma vela).
Vela da Fé 1 – Somos as velas da fé. Infelizmente não somos importantes para o ser humano.
Vela da Fé 2 – O ser humano não quer saber de Deus, está muito ocupando para lembrar do que Deus fez, tem feito e fará por ele.
Vela da Fé 1 – O mundo sem fé é um mundo escuro, um vazio, algo que terminará aqui, algo que não deixará de ser importante.
Vela da Fé 2 – Se a sua fé for do tamanho do fim da chama de uma vela Jesus te aceita, ele não te apagará, mas a chama da fé está sumindo no mundo.
(Assopram suas velas)

Narrador: Se tivéssemos a fé do tamanho de um grão de mostarda mandaríamos os montes transportarem e eles iriam. Mas não temos, pelo contrário, nossa fé está apagando.

(Entram mais duas pessoas, cada uma com uma vela).
Vela do Amor 1 – Neste mundo não tenho mais forças para queimar. As pessoas me deixam de lado, porque só conseguem enxergar a elas mesmas.
Vela do Amor 2 – As pessoas não querem saber do que está a sua volta, daqueles que poderiam alcançar a mão, ou sequer lançar um sorriso.
Vela do Amor 1 – Somos a luz do amor, e como disse Jesus, no fim dos tempos o amor se esfriará. E sem amor não seremos nada.
Vela do Amor 2 – Assim estamos desaparecendo e o amor na humanidade vai acabar como um sopro que apaga uma vela.
(Assopram suas velas)

Narrador: No mundo não há mais amor. O amor se esfria, e se apaga.

(Entram mais duas pessoas, cada uma com uma vela).
Vela da Esperança 1 – Olá, somos a luz da esperança. Nós somos as últimas que se apagam. Nós somos as últimas que morremos.
Vela da Esperança 2 – Porém, no mundo de hoje, a esperança pode ser a última, mas está morrendo. Está acabando a esperança, em todo o mundo.
Vela da Esperança 1 – Esperar o que, confiar no que?
Vela da Esperança 2 – Assim também nós se apagamos, morremos e deixamos de existir. É o fim.

Narrador: A esperança se apagou e agora o que será do mundo?

(Entra uma pessoa com uma vela na mão).
Vela do Natal – O que houve? Porque estão todas apagadas? Precisamos de paz, de fé, de amor e de esperança neste mundo. Para termos tudo isto precisamos lembrar do verdadeiro sentido do Natal. Só em Jesus e com Jesus há paz, porque ele mesmo disse:
Narrador: Deixo-vos a paz, a minha paz voz dou, não a dou como o mundo a dá.
Vela do Natal: Só em Cristo poderemos ter a verdadeira fé.
Narrador: Vai em paz po que a tua fé te salvou.
Vela do Natal: Só em Cristo poderemos ter amor.
Narrador: Agora fica a fé, a esperança e o amor, mas o maior de todos é o amor.
Vela do Natal: Somente em Cristo temos a esperança.
Narrador: A nossa esperança não é somente neste mundo.
Vela do Natal: Eu sou a vela do Natal e somente o menino de Belém pode acender neste mundo a Paz (acende as velas da paz), a Fé (acende as velas da fé) o Amor (acende as velas do amor) e a Esperança (acende a vela da esperança).
Narrador: Que estes sentimentos possam ser o ponto de referência para o nosso Natal e o Natal do mundo inteiro. Pois Deus nos amou, a ponto de nos dar a fé em Cristo e assim termos paz e esperança da vida eterna. Que a vela do verdadeiro sentido do Natal, que é Cristo o Filho de Deus e seu nascimento, nunca se apague em você, assim as outras ficarão sempre acesas.

FIM

Nenhum comentário:

Postar um comentário