terça-feira, 6 de março de 2012

Textos para recitar e organizar a turminha em diferentes situações

Para a fila de entrada

1 - VAMOS LÁ
(adapt. Pai Francisco)
O trenzinho está formado
Não precisa empurrar
Vamos lá, meus coleguinhas
Para a sala estudar
Alegremente a cantar
Não pode sair do seu lugar ( bis ).

Início ou chegada à escola

1 – Ao chegar na minha escola
Ao chegar na minha escola..
Quero já cumprimentar
Meus Amigos e Professoras
Boa tarde, quero dar.
Boa tarde !

2 - BOM DIA AOS AMIGUINHOS
Ao chegar à nossa escola
Cumprimento toda gente
É bom começar o dia
Animado e contente.
Digo alô aos amiguinhos
E bom dia à professora.
Não esqueço do sorriso
Pra nossa diretora.

3 - BOA TARDE, MEUS COLEGUINHAS
Boa tarde, meus coleguinhas.
De volta à escola estou.
Deixei a mamãe em casa.
Seu (ua) amigo(a) agora sou.

Palma, palma, palma,
Pe, pe, pe,
Roda, roda, roda,
Nossa escola alegre é!
E abraça quem quiser!

4 - BOA TARDE, COMO VAI?
Boa tarde coleguinha como vai?
Boa tarde coleguinha como vai?
Faremos o possível
Para sermos bons amigos.
Boa tarde coleguinha como vai?

5 - OLÁ, MARIA
Olá (nome do colega)!
Boa tarde (nome do colega)!
Que bom que você veio
Gosto muito de você!




Para fazer a chamada

1 - EU SOU
Boa tarde vou me apresentar
Sou  _________  vim para ensinar
Obs.: Pode trocar por outros verbos com ar  (amar, cantar).


 Hora do calendário

1 - BOA TARDE, MINHA GENTE
Boa tarde, minha gente,
Acabamos de chegar,
Hoje é segunda-feira.
Amanhã será?

2 - CALENDÁRIO
Sete dias a semana tem
Quando um acaba logo outro vem
Domingo,  Segunda- feira,  Terça – feira
Quarta – feira, Quinta – feira,
Sexta – feira, sábado!
Que bom!

3 - QUE DIA É HOJE
Muito alegres aqui estamos
Para juntos ficar.
Hoje é Segunda-feira
Dia de alegria.
Ora, palma, palma, palma,
Ora é pé, pé, pé
Hoje é Segunda-feira
Dia de alegria.


Hora da história

1 – Com sapatos de veludo
Com sapatos de veludo
Nesta sala eu vou entrar
É a hora da história
Vamos todos escutar.

Todos, todos sentadinhos
Numa roda sem falar
Ficaremos bem quietinhos
Para a história começar.

Com os olhinhos bem abertos,
De ouvidinhos à escuta,
E um grande fecho na boca!

2 - HISTÓRIA
Uma linda história
A professora vai contar
E num minutinho
Minha boca vai fechar.

3 - A HISTÓRIA
E agora turminha
Uma história eu vou contar
Todos vão adorar.

Bata palma minha gente
A história terminou
Batam palmas com alegria
Batam palmas quem gostou.


Hora do lanche

1 - É HORA DE LANCHAR
É hora de lanchar
É hora de alegria
É só acompanhar
O que diz a melodia

Vamos comer:  nhá, nhá, nhá, nhá, nhá
Vamos beber: glu, glu, glu, glu, glu, glu
Vamos bater palmas:  plá, plá, plá, plá
Vamos bater o pé:  pé, pé, pé, pé.

2 - MERENDA
Chegou a hora da merenda
Minha barriguinha
já está que não aguenta
já está que não aguenta.

3 - HIGIENE E MERENDA
Vamos lavar as mãozinhas
Que é hora de lanchar
Pois não se deve comer
Sem as mãozinhas lavar.

4 - MEU LANCHINHO
Meu lanchinho, meu lanchinho
Vou comer, vou comer
Pra ficar fortinho
Pra ficar fortinho
E crescer, e crescer.

5 - COME QUE A MAMÃE FICA CONTENTE
Come, come
Come que a mamãe fica contente
Come, come
Pra ficar mais forte e inteligente.
Toma a mamadeira
Enche a barriguinha
Que de sobremesa tem papinha
Tome iogurte
Queijo e marmelada
Que tem mais pudim e goiabada
Na volta da escola
Senta à mesinha
E come toda a torradinha
Depois de brincar
Eu vou preparar
Uma vitamina gostosinha..

Hora da higiene

1 - LIMPINHAS
Sai água da torneira
Faz espuma com sabão
Para comer a merendinha
Lavarei as minhas mãos.
Já lavei minhas maõzinhas
Posso agora merendar
Tenho as unhas bem limpinhas
Já podemos começar.

2 - ESCOVE OS DENTES
Bicho papão sempre está doente
Almoça, almoça e janta
E não escova os dentes.

3 - ESCOVINHA
Escovinha que sobe e desce
Escovinha que sobe e desce sem parar
Cuide bem dos meus dentinhos,
Pois com eles vou ficar.
Ela é muito importante
Pra saúde e o bem estar.

4 - HÁBITOS DE HIGIENE
(Cantar com a melodia Terezinha de Jesus)
Nós devemos tomar banho
E escovar os dentes
Temos que cortar as unhas
Que faz parte da higiene.

Usar sempre roupas limpas
E beber água filtrada.
Nunca beba água da bica
Pode estar contaminada.


Hora do parquinho

1 - PARQUINHO 1
Agora eu vou pro parque..
Contente eu estou
Ai, que coisa boa
Mui feliz estou.

2 - PARQUINHO 2
Hoje é dia de parquinho
Só vai quem ficar bem quietinho
Quem estiver de baguncinha
Não vai, não vai não.


Hora do silêncio

1 - SOM DO MOSQUITINHO
Eu quero ouvir
O som do mosquitinho
E as batidas do teu coraçãozinho
Pego a chavinha
e tranco minha boquinha.
Hum.

2 - A CORUJA
A coruja
faz chi, chi (bis)
eu não sou coruja (2x)
e faço hum (2x)

3 – REQUINHO NA BOCA
Requinho na boca
Boquinha fechada
Criança bonita
Não fala mais nada.


Hora da pintura

1 - PARA PINTURA
1, 2, 3, e 4
pinta, pinta o trabalhinho
pinta, pinta bonitinho
pra professora ficar feliz!


Hora de arrumar a sala

1 - ARRUMAR A SALA
Está na hora amiguinhos
Vamos todos terminar
Nossos lindos trabalhinhos
E a sala arrumar.

Tudo, tudo guardadinho
Tudo, tudo em seu lugar
Vamos todos amiguinhos
Nossa sala arrumar.

2 - GUARDANDO TUDO
Brinquei bastante hoje
Agora vou parar
Mas antes vou guardar
Os brinquedos em seu lugar.

2 - ORDEM
Ordem sem lugar,
sem rir, sem chorar,
um dos pés a outro,
uma das mãos a outra
 bate palmas, pirueta
beijinhos, descansar.


Hora da saída / despedida

1 - VOU EMBORA
Já vou, já vou embora
Mamãe vou encontrar
Professora não fique triste
Que amanhã eu vou voltar

2 - TCHAU
Na hora da saída
Vou pra casa sem demora
Mamãe está esperando
Eu preciso ir embora
Oh! Meu prezinho,
Meu segundo lar
Para todos adeusinho
Amanhã eu vou voltar.

3 - ADEUSINHO
Adeusinho eu vou embora
Pois a aula terminou
Amanhã a mesma hora
Vou voltar, ora se vou.

PROFESSORA CLÉIA DE CASTRO / 2012