"O saber que não vem da experiência não é realmente saber." 
(Vygotsky)
 "As maiores aquisições de uma criança são conseguidas no brinquedo, 
aquisições que no futuro tornar-se-ão seu nível básico de ação real e 
moralidade."
(Vygotsky)
 "Ao brincar, a criança assume papéis e aceita as regras próprias da 
brincadeira, executando, imaginariamente, tarefas para as quais ainda não está 
apta ou não sente como agradáveis na realidade."
 (Vygotsky)
 “Não paramos 
de brincar porque envelhecemos, envelhecemos porque paramos de brincar.” 
(Nana, 103 
anos)
"Brincar com 
crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, 
mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios 
estéreis, sem valor para a formação do homem."
( Carlos Drummond de Andrade )
( Carlos Drummond de Andrade )
"Sem a 
curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo 
nem ensino".
( Paulo Freire)
( Paulo Freire)
"Ao brincar 
com a criança, o adulto está brincando consigo 
mesmo".
( Carlos 
Drummond de Andrade ) 
"Brincar é 
condição fundamental para ser sério".  
( Arquimedes 
)
“Há escolas 
que são gaiolas, há escola que são asas” 
(Rubem 
Alves)
 "É possível 
descobrir mais de uma pessoa em uma hora de brincadeira do que um ano de 
conversa" 
(Platão) 
"Toda criança é artista, o 
problema é como permanecer artista quando crescer" 
(Pablo Picasso)
"Deus é alegria.Uma criança é 
alegria. Deus e uma criança têm isso em comum: ambos sabem que o universo é uma 
caixa de brinquedos. Deus vê o mundo com os olhos de uma criança. Está sempre à 
procura de companheiros para brincar". 
(Rubem 
Alves) 
"A infância é o tempo de maior 
criatividade na vida de um ser humano".
(J.Piaget)
  
"...a atividade 
lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança sendo por 
isso, indispensável à prática educativa". 
(J.Piaget)
"A leitura do 
mundo precede a leitura da palavra"  
(Paulo Freire)
(Paulo Freire)
“A criança 
joga (brinca), para expressar agressão, adquirir experiência, controlar 
ansiedades, estabelecer contatos sociais como integração da personalidade e por 
prazer." 
(Winnicott)
"Mestre não é 
quem sempre ensina, mas quem de repente aprende" 
(Guimarães 
Rosa)
"Ler não é 
decifrar, escrever não é copiar" 
(Emília 
Ferreiro)
"As crianças 
têm uma sensibilidade enorme para perceber que a professora faz exatamente o 
contrário do que diz."  (Paulo Freire)
"Nas 
brincadeiras, uma criança age de acordo com sua visão do mundo". 
(J.Piaget)
"Você não 
pode dizer a uma 
criança que é hora de se exercitar; isso é desanimador... você tem que dizer: 
"Vamos ao parque nos divertir um pouco". Daí você as leva para correr um pouco, 
brincar nos balanços, balançar nos travessões, basicamente ter um programa 
completo de exercício na forma de brincadeira."
(Arnold Schwarzenegger)
"O saber 
"entra" pelos sentidos e não somente pelo intelecto".
( Frei Betto )
 "Se o 
indivíduo é passivo intelectualmente, não conseguirá ser livre 
moralmente"
 (J.Piaget)
"Ainda acabo fazendo livros onde as crianças possam 
morar."
(Monteiro Lobato)
"Se você acha 
que a educação é cara, tenha a coragem de experimentar a ignorância". 
(Derek 
Bok)
Nenhum comentário:
Postar um comentário