"O saber que não vem da experiência não é realmente saber."
(Vygotsky)
"As maiores aquisições de uma criança são conseguidas no brinquedo,
aquisições que no futuro tornar-se-ão seu nível básico de ação real e
moralidade."
(Vygotsky)
"Ao brincar, a criança assume papéis e aceita as regras próprias da
brincadeira, executando, imaginariamente, tarefas para as quais ainda não está
apta ou não sente como agradáveis na realidade."
(Vygotsky)
“Não paramos
de brincar porque envelhecemos, envelhecemos porque paramos de brincar.”
(Nana, 103
anos)
"Brincar com
crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola,
mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios
estéreis, sem valor para a formação do homem."
( Carlos Drummond de Andrade )
( Carlos Drummond de Andrade )
"Sem a
curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo
nem ensino".
( Paulo Freire)
( Paulo Freire)
"Ao brincar
com a criança, o adulto está brincando consigo
mesmo".
( Carlos
Drummond de Andrade )
"Brincar é
condição fundamental para ser sério".
( Arquimedes
)
“Há escolas
que são gaiolas, há escola que são asas”
(Rubem
Alves)
"É possível
descobrir mais de uma pessoa em uma hora de brincadeira do que um ano de
conversa"
(Platão)
"Toda criança é artista, o
problema é como permanecer artista quando crescer"
(Pablo Picasso)
"Deus é alegria.Uma criança é
alegria. Deus e uma criança têm isso em comum: ambos sabem que o universo é uma
caixa de brinquedos. Deus vê o mundo com os olhos de uma criança. Está sempre à
procura de companheiros para brincar".
(Rubem
Alves)
"A infância é o tempo de maior
criatividade na vida de um ser humano".
(J.Piaget)
"...a atividade
lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança sendo por
isso, indispensável à prática educativa".
(J.Piaget)
"A leitura do
mundo precede a leitura da palavra"
(Paulo Freire)
(Paulo Freire)
“A criança
joga (brinca), para expressar agressão, adquirir experiência, controlar
ansiedades, estabelecer contatos sociais como integração da personalidade e por
prazer."
(Winnicott)
"Mestre não é
quem sempre ensina, mas quem de repente aprende"
(Guimarães
Rosa)
"Ler não é
decifrar, escrever não é copiar"
(Emília
Ferreiro)
"As crianças
têm uma sensibilidade enorme para perceber que a professora faz exatamente o
contrário do que diz." (Paulo Freire)
"Nas
brincadeiras, uma criança age de acordo com sua visão do mundo".
(J.Piaget)
"Você não
pode dizer a uma
criança que é hora de se exercitar; isso é desanimador... você tem que dizer:
"Vamos ao parque nos divertir um pouco". Daí você as leva para correr um pouco,
brincar nos balanços, balançar nos travessões, basicamente ter um programa
completo de exercício na forma de brincadeira."
(Arnold Schwarzenegger)
"O saber
"entra" pelos sentidos e não somente pelo intelecto".
( Frei Betto )
"Se o
indivíduo é passivo intelectualmente, não conseguirá ser livre
moralmente"
(J.Piaget)
"Ainda acabo fazendo livros onde as crianças possam
morar."
(Monteiro Lobato)
"Se você acha
que a educação é cara, tenha a coragem de experimentar a ignorância".
(Derek
Bok)
Nenhum comentário:
Postar um comentário