quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Parábola - "Quem mexeu no meu queijo?"

Quem Mexeu no Meu Queijo?
(Origem: Wikipédia)

Quem Mexeu no Meu Queijo? (Who Moved My Cheese?, no original em inglês) é um livro motivacional escrito pelo Dr. Spencer Johnson. O livro apresenta uma parábola envolvendo quatro personagens: dois ratinhos, Sniff e Scurry, e dois "homenzinhos", Hem e Haw. O livro é uma alegoria que retrata os objetivos que cada um de nós temos e as mudanças a que estamos sujeitos durante a busca destes objetivos. Durante a leitura, o leitor pode observar que atitude cada personagem toma diante das adversidades da vida e pode acabar se identificando com um dos personagens.

A história
Hem, Haw, Scurry e Sniff saem a procura do queijo (uma metáfora que representa o que querem e desejam na vida). Após longas caminhadas pelo labirinto eles encontram o Posto C de queijo. Nos dias seguintes, os ratinhos Sniff e Scurry passam a acordar de manhã e correr pelo labirinto sempre no mesmo caminho até o posto C. Já os homenzinhos Hem e Haw acordavam sem muita pressa e caminhavam lentamente em direção ao Posto C para apreciar o queijo.
Depois de um tempo, o queijo no Posto C acaba, Hem e Haw ficam muito decepcionados, Hem não aceita de maneira alguma aquilo. Já Sniff que previa aquilo, se juntou a Scurry e juntos foram em busca de um novo queijo. Hem e Haw continuaram visitando o Posto C durante mais uns dias com a esperança de ver o queijo de volta um dia.
Depois de alguns dias Haw decide enfrentar a situação e passa a querer procurar um novo queijo no labirinto, diferente de Hem, que continuava insistindo em ficar no Posto C. Haw prepara-se para sair do Posto C e começa uma longa jornada pelo labirinto. Enquanto isso Sniff e Scurry encontram o Posto N, com muito queijo. Haw enfrenta seus medos e inseguranças dentro do labirinto e vai aprendendo com sua longa jornada até que chega ao Posto N e se encontra com os ratinhos Sniff e Scurry.
OBS: Várias pessoas tem medo das mudanças e não conseguem aceita-las como Hem; ou então como Haw, que aprende a adapta-se com o tempo; como Sniff, que prevê uma mudança e já se prepara para ela; ou como Scurry, que age imediatamente quando enfrenta uma mudança.

O significado da parábola
Na parábola proposta pela obra, os quatro personagens estão em busca de um mesmo objetivo: um posto repleto de queijo. Para os homenzinhos, Hem e Haw, o queijo é uma metáfora que representa o que eles procuram na vida, seja algo material, um relacionamento, um cargo em uma empresa, etc.
No entanto, os personagens esquecem de que, à medida que fazem uso do queijo, este vai acabando, ou melhor, desgastando. Ao perceberem que o queijo terminou, cada um toma uma atitude diferente - da mesma maneira que cada um de nós, que também assumimos posturas diferentes diante de uma dificuldade, uma mudança. O livro passa, então, a mostrar como cada personagem lida com a mudança e como eles reagem a ela. Durante a leitura o leitor vai aprendendo como enfrentar as mudanças e como adaptar-se a elas.
A parábola mostra, então, que a vida não é necessariamente um caminho livre de obstáculos, mas sim, um caminho repleto de sobressaltos e adversidades. A diferença é a maneira com que cada ser humano lida com tais adversidades.

Quem Mexeu no Meu Queijo para Crianças
O Dr. Spencer Johnson, juntamente com seu filho, Christian Johnson, também escreveu uma versão especial de seu célebre livro destinado ao público infantil. Enquanto a edição pioneira conta com 96 páginas, a edição para crianças traz aproximadamente 60 páginas, tratando o mesmo tema de uma maneira resumida e usando uma linguagem mais apropriada ao novo público alvo. Além disso, o livro é repleto de figuras dos personagens.

Atividades para explorar a obra
Entendendo o texto
Pensando em nossa vida, comparando a história do livro com a nossa história, vamos pensar e responder.
1 - O que é o ‘queijo’ em nossa vida?
2 – O que representa o labirinto da história para nós?
3 – Como devemos proceder para chegar ao queijo?
4 – O que significa o ‘queijo velho’?
5 – O que significa o ‘queijo novo’?
6 - Com qual dos personagens você se assemelha?
( 1 ) Hem – Resiste às mudanças, pois está convencido de que elas são sempre para pior. Não toma iniciativa, espera pelos outros, é acomodado.
( 2 ) Sniff - Fareja a necessidade de mudança. Percebe quando está na hora de mudar de buscar novos caminhos, novos objetivos.
( 3 ) Scurry - Logo entra em ação. Preocupa-se em fazer em ir atrás daquilo que lhe interessa, que lhe é importante.
( 4 ) Haw – Aprende a se adaptar quando percebe que as mudanças podem levar a algo melhor. É esforçado, preocupa-se em ajudar, arrepende-se das falhas mas tenta melhorar.
7 – O que acontece com as pessoas que agem como Hem, se acomodam e esperam que alguém faça as coisas por elas?
8 - Você acha que Hem realmente foi capaz de mudar?
9 - Haw foi capaz de mudar o amigo Hem? Ou só é possível mudar a si próprio?
10 - O que você faz quando alguém mexe no seu Queijo?
11 - O que seria para você o Queijo Mágico Novo?
12 - O que você poderia mudar em sua vida hoje mesmo para alcançar um objetivo?
13 – Reescreva os escritos apresentados no livro para a nossa realidade.
TER QUEIJO NOS DEIXA FELIZES.

O QUE VOCÊ FARIA SE NÃO TIVESSE MEDO?

QUANDO VENCEMOS O MEDO,
NOS SENTIMOS BEM!

QUANTO MAIS RÁPIDO ABRIMOS MÃO DO QUEIJO
VELHO, MAIS CEDO ACHAMOS O QUEIJO NOVO!

IMAGINAR SEU QUEIJO NOVO
AJUDA VOCÊ A ENCONTRÁ-LO!

CHEIRE O QUEIJO COM FREQUENCIA PARA
SABER QUANDO ELE ESTÁ FICANDO VELHO.

ENCONTRAR O QUEIJO NOVO E APROVEITAR!

“Seja como for, todos nós temos uma característica em comum:
a necessidade de encontrar nosso caminho no labirinto das mudanças.
Mudar junto com o queijo, esse é o segredo!”
Spencer Johnson

2 comentários: