domingo, 30 de outubro de 2011

Viagem de estudos - Alunos 3ª série NEMNE

Gênero textual – Relatório

Viagem de estudos ao município de Itá – SC
Nós, alunos da 3ª série do Ensino Fundamental, do Núcleo Educacional Municipal Nova Estrela, de Arabutã – SC, realizamos uma viagem de estudos, no dia 26 de outubro de 2011, ao CDA (Centro de Divulgação Ambiental) e a UHE Itá (Usina Hidrelétrica Itá), no município de Itá – SC.
O objetivo da viagem foi observar, conhecer e aprender mais sobre diferentes formas de relevo, história da colonização alemã e italiana, hidrografia, paisagens naturais e modificadas, arqueologia, utilidade da água na produção de energia elétrica, flora, fauna, preservação ambiental, erosão, o Rio Uruguai como limite entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, entre outros.
Primeiramente, assistimos a um vídeo e uma palestra no auditório do CDA que abordava os diversos conteúdos já citados. E além disso, ainda tivemos uma apresentação de slides com explicações sobre os procedimentos realizados para a construção da hidrelétrica.
Em seguida, visitamos as demais dependências do CDA, onde vimos maquetes da igreja matriz, da hidrelétrica, da cidade nova de Itá, stands de fotos, materiais de arqueologia (urna e objetos em cerâmicas de povos indígenas do Grupo Jê), trabalhos artesanais de imigrantes alemães e italianos, amostras de tipos de madeiras e sementes encontradas na região da UHE Itá, exposição dos projetos ambientais.
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No pátio das dependências do CDA, vimos duas casas que foram relocadas da cidade velha de Itá para a cidade nova. Uma delas, de colonizadores alemães e a outra de italianos. Na casa italiana está em funcionamento um museu histórico com a exposição de objetos e mobílias que pertenciam a imigrantes alemães e italianos. E na casa alemã acontecem apresentações de vídeos, slides sobre a história de Itá (colonização, emancipação, reconstrução da cidade de Itá, cultura alemã e italiana,...).
Depois desta visitação ao CDA, nos dirigimos às instalações da UHE Itá, construída no leito do Rio Uruguai, na Volta do Uvá, divisa entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
O primeiro local foi o muro da barragem, ao qual atravessamos. Para chegar até ele, atravessamos a ponte do Rio Uruguai sentido Itá – SC à Aratiba-RS. Ao atravessarmos o muro, retornamos novamente ao território catarinense. Neste local vimos o vertedouro I da usina, que tem seis comportas. Estas comportas só são abertas quando o nível da água do lago está muito elevado.
Vimos ainda onde o Rio Engano (rio que atravessa a comunidade de Nova Estrela), deságua no Rio Uruguai, na Volta do Uvá, depois da barragem.
O Rio Engano teve muita importância para a construção da UHE Itá, uma vez que suas águas não permitiram que o leito natural do Rio Uruguai secasse e desaparecesse, quando este foi desviado para possibilitar as obras da hidrelétrica.
O segundo local visitado, retornando pelo muro da barragem à Aratiba - RS, foi o pátio da Casa de Força, onde pudemos observar: o prédio onde trabalham os engenheiros e os técnicos da UHE Itá, as torres de distribuição da energia que vai até a substação, a construção onde se encontram as turbinas que geram a energia e a saída da água que segue o leito normal do Rio Uruguai.
A nossa viagem de estudos foi muito interessante, proveitosa e os nossos objetivos foram alcançados.
(Texto coletivo, alunos da 3ª série NEMNE, 28/10/2011)


Gênero textual = Curiosidades sobre a UHE Itá / SC

Curiosidades sobre a UHE Itá/SC

• A Usina Hidrelétrica Itá está construída entre os municípios de Itá – SC (lado direito) e Aratiba – RS (lado esquerdo), aproveitando o leito do Rio Uruguai que separa estes municípios.
• A Casa de Força da Usina está construída no município de Aratiba, no Rio Grande do Sul.
• A UHE (Usina Hidrelétrica Itá) tem capacidade de energia para abastecer 50% do estado de Santa Catarina, ou 30% do estado do Rio Grande do Sul.
• A UHE foi construída pelo consórcio de 3 grandes empresas: a TRACTEBEL ENERGIA, CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) e ITAMBÉ (indústria de cimentos).
• A barragem principal da hidrelétrica tem 400 metros de base, 7 metros de largura por cima, 880 metros de comprimento e 125 metros de altura.
• Para a construção da barragem foi necessária a autorização de três Órgãos Ambientais: IBAMA (órgão nacional), FATMA (órgão do estado de Santa Catarina) e FEPAM (órgão do estado do Rio Grande do Sul).
• A Hidrelétrica de Itá está instalada na Volta do Uvá, Aratiba, RS. O relevo deste local facilitou a construção da barragem porque ali tem muitos morros com rochas.
• Para o desvio do Rio Uruguai foram construídos 5 túneis de 560 metros cada um.
• Cada comporta tem 18 metros de largura por 21 metros de altura e serve para liberar água e controlar o nível da barragem.
• A Hidrelétrica Itá funciona com 5 turbinas, instaladas em túneis. Cada um desses túneis tem 102 metros de altura.
• A construção da obra da UHE Itá levou quatro anos e participaram desta construção em média quatro mil operários.
• As atividades de negociação e relocação de famílias para a construção da hidrelétrica iniciaram em 1980.
• O primeiro morador a se instalar na cidade nova de Itá foi em 1986, sendo que a inauguração desta cidade aconteceu em 1996. Foram dez anos para ela ser reconstruída.
• Em 1986 o governo privatizou a obra da UHE Itá por falta de recursos financeiros.
• O Consórcio Itá tem o dever de cuidar e trabalhar com 23 Programas Ambientais em troca da hidrelétrica construída. Entre eles, projetos sobre peixes, sementes de árvores nativas, arqueologia, água, solo, mata ciliar, fauna, flora,... Assim, o CDA, Centro de Divulgação Ambiental, trabalha com as escolas por meio de palestras, visitações, elaboração e distribuição de materiais como gibis educativos.
• A maior parte das rochas para a construção da barragem foram retiradas dos túneis escavados para desvio do Rio Uruguai. Assim, com o reaproveitamento das rochas na própria hidrelétrica, esta obra se tornou mais barata do que outras.
• Nas margens do Rio Uruguai, enquanto aconteciam as definições dos limites para o nível das águas, foram encontrados objetos e materiais de povos indígenas, entre eles uma arca ou urna de barro que servia de caixão para guardar os mortos.
• O reservatório da UHE Itá atinge 11 municípios, sendo 7 do estado de Santa Catarina (Itá, Concórdia, Alto Bela Vista, Arabutã, Ipira, Piratuba e Peritiba) e 4 do estado do Rio Grande do Sul (Aratiba, Marcelino Ramos, Severiano de Almeida e Mariano Moro).
• O muro da Barragem foi montado com pedras, primeiramente com camadas de pedras maiores, seguidas de camadas de britas, pó de brita e por último massa de concreto para impermeabilizar a água.
• Durante o processo de planejamento e construção da UHE, sempre houve preocupação com a preservação das espécies animais e vegetais, bem como do solo e da água.
• A cidade nova de Itá foi construída a 4 quilômetros de distância da cidade antiga.

(Texto coletivo = Professora Cléia de Castro, Leila Lüeckemeier e alunos 3ª série NEMNE, 28/10/2011.)

Cantigas infantis

Todos os patinhos - português

1. Todos os patinhos
sabem bem nadar, » (bis)
Cabeça para baixo »
rabinho para o ar. » (2x)

2. Quando estão cansados
da água vão sair. » (bis)
Depois, em grande fila, »
p'rò ninho querem ir. »


Die Enten - alemão

1. Alle meine Entchen
schwimmen auf dem See
schwimmen auf dem See
Köpfchen in dem Wasser,
Schwänzchen in die höh!
Köpfchen in dem Wasser,
Schwänzchen in die höh!

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Pindorama

A chegada dos portugueses ao Brasil - desenvolvimento de atividades

- Vídeo Youtube – Pindorama (http://www.youtube.com/watch?v=hpgaeO5it08).
- Ouvir, comentar e cantar a música: Pindorama.

Pindorama
Palavra Cantada – Paulo Tatit e Sandra Peres

(Terra à vista!)

Pindorama, Pindorama
É o Brasil antes de Cabral
Pindorama, Pindorama
É tão longe de Portugal
Fica além, muito além
Do encontro do mar com o céu
Fica além, muito além
Dos domínios de Dom Manuel

Vera Cruz, Vera Cruz
Quem achou foi Portugal
Vera Cruz, Vera Cruz
Atrás do Monte Pascoal
Bem ali Cabral viu
Dia 22 de abril
Não só viu, descobriu
Toda a terra do Brasil

Pindorama, Pindorama
Mas os índios já estavam aqui
Pindorama, Pindorama
Já falavam tupi-tupi
Só depois, vêm vocês
Que falavam tupi-português
Só depois com vocês
Nossa vida mudou de uma vez

Pero Vaz, Pero Vaz
Disse em uma carta ao rei
Que num altar, sob a cruz
Rezou missa o nosso frei
Mas depois seu Cabral
Foi saindo devagar
Do país tropical
Para as Índias encontrar

Para as índias, para as índias
Mas as índias já estavam aqui
Avisamos: "olha as índias!"
Mas Cabral não entende tupi
Se mudou para o mar
Ver as índias em outro lugar
Deu chabu, deu azar
Muitas naus não puderam voltar

Mas, enfim, desconfio
Não foi nada ocasional
Que Cabral, num desvio
Viu a terra e disse: "Uau!"
Não foi nau, foi navio
Foi um plano imperial
Pra aportar seu navio
Num país monumental

Ao Álvares Cabral
Ao El Rei Dom Manuel
Ao índio do Brasil
E ainda quem me ouviu
Vou dizer, descobri
O Brasil tá inteirinho na voz
Quem quiser vai ouvir
Pindorama tá dentro de nós

Ao Álvares Cabral
Ao El Rei Dom Manuel
Ao índio do Brasil
E ainda quem me ouviu
Vou dizer, vem ouvir
É um país muito sutil
Quem quiser descobrir
Só depois do ano 2000.

- Atividades referentes à música.
1 – Qual é o gênero deste texto lido e cantado?
R – Música ou canção.
2 – Quem produziu e/ou fez os arranjos musicais deste texto?
R – Paulo Tatit e Sandra Peres, na obra Palavra Cantada.
3 – Quais são as principais características deste tipo de texto?
R – Rimas, melodia, ritmo, estrofes, versos ...
4 – Qual é a estrutura que organiza este texto?
R – 8 estrofes com 8 versos cada uma.
5 – Qual é o título ou nome da música?
R – Pindorama.
6 – Qual é o assunto que a música aborda?
R – A chegada dos portugueses ao Brasil.
7 - Pinte as rimas da música de cores iguais.
8 – Palavras cruzadas:


1) Nome dado pelos índios, a este chão, nosso país, antes da chegada de Cabral.
2) Monte avistado pelos portugueses, em abril de 1500, quando aproximavam-se de nossas terras.
3) Língua falada pelos índios do Brasil na época do domínio português.
4) Uma raiz utilizada em nossa alimentação, aprendida da cultura indígena.
5) Nome que os portugueses deram aos primeiros habitantes das terras brasileiras.
6) Nome que se dá aos grupos de índios que vivem dentro dos mesmos costumes e tradições.
7) País que passou a dominar o Brasil e tomou posse das terras a partir de 1500.
8) Comandante da expedição portuguesa, que em 1500, numa viagem rumo às índias, tomou posse das terras brasileiras.
9) Nome do rei de Portugal que tomou posse das terras do Brasil em 1500.
10) Primeiro nome dado pelos portugueses ao nosso país.

Horário de Verão - 2011/2012

Notícia – Horário de Verão (16/10/2011)



Com a mudança, os moradores dos Estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além da Bahia, precisam adiantar os relógios em uma hora. O objetivo da medida é poupar energia.
Dados divulgados na última quinta-feira (13) pelo ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) indicam que o Brasil poderá economizar até R$ 100 milhões neste período.
O horário de verão 2011/2012 terá 133 dias de duração e é o mais longo desde 1985. A mudança foi estendida em uma semana por causa do Carnaval, em fevereiro.
Em 2010, segundo o Ministério de Minas e Energia, o horário diferenciado resultou na redução de 4,4% da demanda de energia entre o fim da tarde e o início da noite, quando o consumo é mais alto nas regiões onde o sistema foi adotado.
O horário de verão entra em vigor sempre nessa época do ano devido ao aumento da demanda de energia, motivado pelo calor e pelo crescimento da produção industrial às vésperas do Natal.
No verão, os dias são mais longos por causa da posição da Terra em relação ao sol. Com isso, a luminosidade natural pode ser melhor aproveitada adiantando o relógio em uma hora.

Bahia
A Bahia fez parte do horário de verão até 2002. O retorno ao regime especial é resultado de um estudo apresentado por empresários baianos ao governo local.
A medida, porém, foi recebida com protestos pelos trabalhadores. Para eles, ao aderir ao horário de verão, o governo estadual cedeu à pressão dos empresários.
No entendimento da classe, a mudança prejudica os funcionários. O argumento é que, com o horário de verão, o trabalhador precisa acordar uma hora mais cedo e enfrentar problemas de transporte e segurança.

Fonte da notícia - http://noticias.r7.com/brasil/noticias/comecou-o-horario-de-verao-ajuste-seu-relogio-20111016.html

Atividades
1 – Qual é o gênero do texto que acabamos de ler?
2 – Qual é a fonte desta notícia?
3 – Qual é o assunto da notícia?
4 – Quais são os estados do Brasil que adotaram o Horário de Verão 2011/2012?
5 – A notícia aponta as vantagens que o Horário de Verão resulta. Assinale quais são estas vantagens conforme o texto.
( ) O Brasil poderá ter prejuízos de até R$ 100 milhões.
( ) A redução da energia elétrica em 4,4% entre o fim da tarde e o início da noite.
( ) A luz natural, ou luz solar, pode ser melhor aproveitada.
( ) A mudança do horário é benéfica aos trabalhadores.
( ) O Brasil poderá economizar até R$ 100 milhões neste período de Horário de Verão.
( ) A mudança para o Horário de Verão prejudica os funcionários, pois estes precisam acordar uma hora mais cedo e enfrentar problemas de transporte e segurança.
6 – Releia os dois últimos parágrafos da notícia. O Horário de Verão é bem aceito pelos trabalhadores baianos? Por quê?
7 – Assinale a alternativa que estabelece datas fixas para o início e término do Horário de Verão no Brasil.
( ) A mudança para o horário de verão ocorrerá, anualmente, sempre no início da primavera até o inicio do verão.
( ) A mudança para o horário de verão ocorrerá, anualmente, entre o terceiro domingo de outubro e o terceiro domingo de fevereiro (se coincidir com o domingo de Carnaval, o final do horário de verão será transferido para a semana seguinte) – decretado desde 2008.
8 - Entreviste as pessoas adultas que fazem parte da tua família:
• Você é a favor do Horário de Verão?
( ) sim ( ) não
• Por quê?
- Construa uma tabela com a coleta destes dados e represente-os num gráfico de barras.

Ratatouille

Atividades referentes ao filme - exploração de gêneros textuais






Dicas para auxiliar a adaptação de crianças na Educação Infantil

• Os pais devem permanecer o menor tempo possível na sala de aula com a criança.
• Os combinados feitos com a criança devem ser cumpridos. Se o pai/mãe diz para a criança que irá esperá-lo fora da sala, deve permanecer lá.
• Nunca forçar a criança a ficar em sala de aula. É preciso conversar e deixá-la confiante para este momento.
• Entregar algum objeto pessoal do pai ou da mãe para a criança trazer para a aula. Isto ajuda a gerar confiança.
• Cumprir a rotina de horários de entrada e saída.
• É preciso salientar que cada criança possui o seu ritmo. É preciso respeitar o tempo necessário de cada um.
Fonte: Domênica Marti – Orientadora Educacional do Marista Assunção - Porto Alegre RS